Dos muitos nomes posicionados nas raias da corrida pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, apenas dois apresentam condições para ter vida longa na disputa: Elmar Nascimento (União Brasil) e Marcos Pereira (Republicanos). A análise é do deputado federal Márcio Marinho, presidente do Republicanos na Bahia.

Ao Política Livre, ele afirmou que vê seu correligionário Pereira como “nome muito viável” entre a classe política na capital federal, mas ponderou que o apadrinhamento de Lira tem peso considerável, se não decisivo na definição.

“Logicamente que tem aí uma importância muito grande o envolvimento do presidente da Câmara dos deputados em relação a quem ele vai apoiar e tanto um como o outro [Elmar e Pereira] estão trabalhando para buscar esse apoio do presidente para que a gente possa chegar à vitória”.

“O nome de Marcos Pereira é um nome muito viável e muito positivo no meio dos parlamentares”, encampou Marinho.

No último dia 10 de abril Pereira conseguiu a façanha de reunir quadros de todos espectros políticos, do PT ao PL, na comemoração de aniversário dos seus 52 anos, no Lago Sul, área nobre de Brasília.

A noite foi vista como uma demonstração da capacidade de Pereira em aglutinar forças, ainda que a pretexto de um evento social. Antes disso, o baiano Elmar Nascimento também mobilizou um grupo de deputados e até ministros de Lula para cinco dias de festas que realizou em uma ilha da Baía de Todos os Santos durante o réveillon 2023/2024.

Nomes colocados para sucessão de Arthur Lira:

Além de Elmar e Pereira, pelo menos outros três deputados estão colocados na disputa para presidir a Casa no biênio 25/26. São eles: Antônio Brito (BA), líder do PSD na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), líder do MDB na Câmara, e Pedro Lupion (PP-PR), líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

“O trabalho continua sendo feito, todos sabem que hoje os dois principais nomes nessa disputa, não menosprezando as outras pessoas, que nós temos aqui dois baianos que estão disputando a eleição, que são o Antônio Brito e Elmar Nascimento, temos Isnaldo Bulhões também que está disputando, mas os nomes hoje que realmente estão aí no páreo são o nome de Marcos Pereira e o nome de Elmar Nascimento”, reiterou Márcio Marinho.