Candeias: Estudantes realizam assembleia para discutir redução do transporte para universitários

Os estudantes de Candeias realizaram na tarde deste sábado (10), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química e Petroleiro (Sindiquimica), uma assembleia para discutir a redução do transportes para os universitários e de cursos técnicos do município. O Projeto de Lei (PL 020/2014), que regulamentou a concessão do transporte universitário intermunicipal, reduz a frota de ônibus de 25 para 12 veículos.

Na reunião, foi eleita uma comissão para tentar discutir com o prefeito Sargento Francisco (PSD) sobre os efeitos da lei na camada estudantil. Os estudantes alegam que a decisão foi tomada sem que tenha sido feito um estudo ou até mesmo consultado aos alunos que são os mais prejudicados nesta redução.

A PL foi aprovada no dia 30 de dezembro de 2014, pela Câmara de Vereadores e prevê que estudantes com residência fixa no município, possui renda de até dois salários mínimos, equivalente a R$ 1.576,00, e que estejam devidamente matriculados em instituições de ensino superior e técnico terão direito ao transporte gratuito.

De acordo com o prefeito, a redução vai trazer economia para os cofres públicos. “Essa quantidade será no limite onde o município possa pagar, preconizado dentro do orçamento do município. Precisa haver esse controle. O transporte é importante, porque a gente dá oportunidade para os jovens possa se profissionalizar e buscar o conhecimento”, explicou Francisco, em entrevista a Rádio Baiana FM, no último dia 7.

Com informações do repórter Jota Brito