Candeias: “Essa lei vem para reorganizar e reordenar a concessão do benefício”, explica secretária sobre o transporte universitário

Em entrevista ao Baiana Livre desta sexta-feira (30), a secretária Municipal de Educação, Rosa Maria, explicou que o prazo para o recadastramento dos estudantes universitários e técnicos para utilização do transporte estudantil municipal não deverá ser prorrogado. O período recadastramento no transporte universitário iniciou no dia 13 de janeiro e se encerrou na tarde de hoje.  “A gente deu um tempo muito extenso, confortável para que os alunos pudessem estar fazendo sua inscrição. Infelizmente, nos dias que se antecederam a data, o setor ficou praticamente vazio, porque os alunos compareceram em um número muito reduzido. Infelizmente uma quantidade considerável de alunos fez o recadastramento. A gente não vê a necessidade de estar estendendo o prazo”, explicou.

A secretária saiu em defesa da Lei Municipal nº 906/2014 do Transporte Universitário, afirmando a necessidade de criar critérios para beneficiar os estudantes carentes do município. “Existe uma preocupação do gestor em fornecer a concessão do beneficio, mas é preciso buscar que toda a concessão de benefício que é dado ao estudante pelo governo federal é dado para beneficiar os alunos de baixa renda. É necessário que se crie uma conscientização de que não se estar criando uma lei para prejudicar. Essa lei vem para reorganizar e reordenar a concessão do benefício”, defendeu.

O aumento da frota de veículos para realizar o transporte, de acordo com Rosa Maria, irá depender da demanda de alunos que atendam os critérios exigidos para ter direito ao benefício. “Depois do processo seletivo percebemos que tem um número grande de alunos que atendem esse critério, vamos sentar para estar dialogando com a administração, vereadores e Secretaria de Educação. Não foi criada uma lei de forma irresponsável, porque não existe nenhuma irregularidade e ilegalidade na aplicação dos critérios. Não estamos tirando a concessão do beneficio dos estudantes. Isso não está acontecendo”, afirmou.

Novos estudantes

O cadastro dos novos estudantes universitários e de cursos técnicos no Programa Transporte Técnico e Universitário de Candeias serão realizados nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro. As inscrições acontecerão no Departamento de Transporte da Secretaria da Educação, localizado na Rua 15 de Novembro (Centro), das 8h às 14h. Os documentos necessários são:  RG, CPF, Título de eleitor, certidão de casamento ou União estável, 02 (duas) fotos 3×4, requerimento da inscrição no Programa Transporte Técnico Universitário de Candeias. Para ter direito ao benefício, o estudante deve comprovar que reside no município há pelo menos cinco anos; aprovação e matrícula na primeira graduação e renda média familiar de até 02 (dois) salários mínimos.

Comentários

comentários