Tiroteio deixa treze mortos no Cabula

Uma troca de tiros no bairro do Cabula, em Salvador, deixou pelo menos 13 pessoas mortas e três feridas na madrugada desta sexta-feira (6). De acordo com a Central de Polícia, o tiroteio aconteceu por volta das 4h, na Estrada das Barreiras, entre um grupo com cerca de 30 homens e uma guarnição da Rondesp Central (Polícia de Rondas Especiais ).

Segundo a Polícia Militar, a guarnição da Rondesp recebeu a informação de que o grupo planejava arrombar uma agência bancária na Estrada das Barreiras. A PM encontrou um veículo abandonado durante uma ronda na área, e ao investigar a denúncia, percebeu que cerca de 30 homens estavam escondidos em uma baixada.

A guarnição foi recebida a tiros, e um sargento da Rondesp foi atingido de raspão na cabeça. A PM revidou e feriu 16 homens durante o confronto. Eles foram socorridos para o Hospital Roberto Santos. Das vítimas, doze não resistiram aos ferimentos e morreram após dar entrada na unidade. Já nesta manhã, mais uma pessoa morreu, um adolescente.

O sargento baleado durante a troca de tiros também foi socorrido, medicado e liberado ainda na manhã desta sexta-feira (6). Segundo a Polícia Civil, todas as vítimas eram do sexo masculino. As outras três pessoas feridas no tiroteio continuam internadas na unidade médica. Dois passaram por cirurgia e estão em estado grave. O terceiro homem não corre risco de morrer.

De acordo com a PM, junto com os criminosos foram encontrados uma grande quantidade de drogas ilícitas e 16 armas, muitas de calibre restrito. O policiamento foi intensificado na Estrada das Barreiras para impedir retaliações ou ameaças à população do bairro. A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada pela polícia. Os corpos das vítimas serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde deverão passar por perícia.

O governador Rui Costa (PT) comentou a troca de tiros entre a Polícia Militar e um grupo armado. Segundo Rui, o governo tem investido na preparação da Polícia Civil e Militar como forma de melhorar a eficacia da segurança. “Eu quero deixar bem claro que a orientação e que a policia civil e militar atue com energia e força necessárias para proteger a sociedade e que sempre essa ação seja dentro da lei, agora, eu quero chamar a atenção que os nossos policiais não podem tombar no enfrentamento com o crime, principalmente com aqueles que portam escopetas, metralhadoras, portanto, eu entendo que a orientação é agir dentro da lei e com a energia necessária”, afirmou o governador.

Com informações do Correio