Candeias: Prefeitura decreta situação de emergência

A Prefeitura de Candeias decretou nessa segunda-feira (13), Situação de Emergência, por causa da forte chuva que assola a região nos últimos dias. O decreto nº 17/2015 considerou as chuvas acima da média em um curto período de tempo, a quantidade de locais afetados por deslizamentos de terra, de famílias desalojadas e outros problemas causados pelo temporal, motivou o município declarar emergência, já que não dispõe de recursos para o restabelecimento das áreas afetadas.

Cerca de 2.700 pessoas foram atingidas direta ou indiretamente com os prejuízos das chuvas e 300 imóveis estão comprometidos. A Defesa Civil contabilizou 150 ocorrências e identificou 45 áreas que precisam de contenção. “Nossa maior preocupação é com a integridade física dessas pessoas e não podemos mais permitir que esse problema perdure”, disse o prefeito Sargento Francisco (PSD).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Erivaldo de Azevedo, só de quinta-feira a domingo choveu 316 mm, um índice considerado muito alto e que resultou em grandes estragos como deslizamentos de terra e alagamentos em diversos pontos da cidade. “Mais de 300 casas foram comprometidas, o que soma cerca de 1.500 pessoas desalojadas. Por uma questão de maior conforto, até porque em abrigo público improvisado se perde um pouco do conforto e da privacidade, essas pessoas preferiram se abrigar nas casas dos seus familiares. Fazemos uma estimativa de que já são 2.700 pessoas atingidas direta ou indiretamente com os prejuízos das chuvas”, disse Azevedo.

Nesta terça-feira (14), o gestor estará com o governador da Bahia, Rui Costa, para tratar dos danos causados pelas chuvas e agendar um encontro com o ministro da Integração Nacional para solicitar recursos para obras de contenção de encostas.

Desde o início do período chuvoso, a Defesa Civil de Candeias está monitorando e realizando ações de prevenção e assistência nas regiões afetadas. A Secretaria de Assistência Social cadastrou as famílias desalojadas. O Ginásio de Esportes e algumas escolas municipais já foram disponibilizadas para abrigar temporariamente famílias desalojadas, caso necessário. Além da Defesa Civil, há equipes de prontidão de várias secretarias para auxílio às vítimas.