Madre de Deus: Provinha Brasil é aplicada no município

Está sendo aplicada, em Madre de Deus, a Provinha Brasil, uma avaliação do Ministério da Educação (MEC), implantada  para diagnosticar o nível de alfabetização,  nas escolas públicas. Na primeira  semana de maio a avaliação foi realizada nas Escolas Municipais Nossa Senhora Madre de Deus, Antônio Carlos Magalhães, e de Maria Guarda. Nos dias 11 e 12 de maio, a Provinha Brasil será aplicada na Escola Gileade. A correção e preenchimento dos formulários serão feitos entre 13 a 15 deste mês, e o lançamento dos dados no sistema no período de 18 a 30 de maio.

MAD_2228

A Provinha Brasil foi implantada pelo Ministério da Educação/MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, desde 2008. Se trata de uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras.

MAD_2236

A avaliação é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas.