Camaçari: Trabalhadores da Ford aprovam suspensão de contrato de trabalho para evitar 2 mil demissões

Os trabalhadores no Complexo Ford aprovaram, em assembleia realizada na segunda-feira (1º), por unanimidade o acordo de layoff, que é a suspensão do contrato de trabalho, como alternativa encontrada para evitar demissão em massa na montadora com a suspensão do terceiro turno a partir de março.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari/ Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) informou por meio de nota que buscou uma solução nas negociações para garantir o emprego, já que a intenção era a demissão de quase 2 mil pessoas com o encerramento do terceiro turno.

Inicialmente, o layoff vai durar cinco meses, podendo ser renovado pelo mesmo período. Neste tempo, o trabalhador vai passar por cursos de capacitação profissional, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai ).

Layoff

O layoff é uma medida adotada em casos de crise econômica, que suspende o contrato de trabalho e garante o pagamento da maior parte do salário do funcionário através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Além disso, o trabalhador em layoff tem direito ainda a PLR proporcional, abono quem tenha trabalhado (120 dias de 01 de julho 2015 até 13 de março de 2016) e plano de saúde.

Foto: Divulgação