Sobe para 41 número de mortos em atentado no aeroporto de Istambul

Subiu para 41 o número de mortos no atentado de ontem (28) no Aeroporto de Ataturk, em Istambul, na Turquia. Desse total, pelo menos dez são cidadãos estrangeiros. O balanço foi divulgado nesta quarta (28) pelo governador de Istambul, Vasip Sahin, que informou também que o ataque deixou 239 feridos, dos quais 109 já receberam alta hospitalar.

O número de mortos não inclui os três terroristas que se explodiram durante a ação e cujos restos mortais já passaram por autópsia. Suas identidades ainda não foram divulgadas oficialmente, mas, de acordo com fontes próximas às investigações, tratam-se de estrangeiros.

Armados com fuzis kalashnikov, os homens abriram fogo na área de embarque do aeroporto por volta das 22h, no horário local (14h no Brasil). Pouco depois, durante confronto com a polícia, acionaram explosivos presos aos seus corpos. Outras quatro pessoas também fariam parte do comando, sendo que três ainda estariam foragidas. Horas depois das explosões, a polícia prendeu uma mulher suspeita de envolvimento no ataque.

Aeroporto reaberto

Por volta das 7h horário local (23h de ontem, em Brasília), o Aeroporto Ataturk foi reaberto, apesar de poucos voos estarem previstos. A informação é do primeiro-ministro Binali Yildirim, que foi ao local do atentado.

De acordo com informações disponíveis no site do aeroporto, a maioria dos voos continua cancelada ou atrasada. Alguns poucos voos já aterrissaram no local e outros se preparam para decolar, tanto no terminal internacional quanto no de voos domésticos.

Com informações da Agência Brasil/Foto: Sedat Suna/EPA/Agência Lusa