Operação da PF investiga desvio de verbas na saúde nos municípios de Candeias e São Francisco do Conde

Policiais federais estão nas ruas desde o início da manhã desta sexta-feira (22) para cumprir mandados referentes a operação Copérnico para combater um esquema de desvio de verbas públicas destinadas à saúde no estado. São cumpridos um mandado de prisão preventiva, sete de condução coercitiva e 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Salvador.

Em Candeias, as ações são realizadas na sede da Secretaria de Saúde, no Hospital Ouro Negro, Multiclínica Luiz Viana Filho e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Há informações de agentes estejam se deslocando para a residência do prefeito afastado, Sargento Francisco (PSD) e estão a procura da subsecretária de Saúde.

Por conta da operação, o atendimento da multiclínica e o expediente da Prefeitura de Candeias foram suspensos.

PF saude

Já em São Francisco do Conde, os mandados estão sendo cumpridos nas dependências do Hospital Docente Célia Almeida Lima, na Prefeitura e nas residências do ex-secretário de Saúde, Alberto Jorge Matos, conhecido como Beto Maria, e do ex-prefeito Osmar Ramos.

De acordo com a PF, as investigações apontam que foram feitos pagamentos em torno de R$ 70 milhões sem documentação que comprovasse a realização dos serviços de saúde. A PF e a Controladoria Geral da União (CGU) identificaram três irregularidades: fraude às licitações, falta de fiscalização por parte do município e pagamento apenas com base na declaração emitida pela própria entidade.

A operação, denominada como “Copérnico”, faz referência à teoria heliocêntrica, desenvolvida pelo cientista do século XVI que dá nome à operação, em contraposição ao geocentrismo. Ainda segundo PF, a operação gravitava em volta do esquema criminoso o nome de empresário que acreditava-se de menor importância. Entretanto, com o desenrolar dos trabalhos, teria sido revelado que ele funcionava como o verdadeiro centro da organização, em torno do qual todo o esquema criminoso girava.