Cerca de um milhão de baianos aguardam liberação do FGTS

Para movimentar a economia, o governo resolveu permitir o saque do FGTS de contas inativas. Cerca de um milhão de trabalhadores baianos poderão fazer os saques. A Caixa Econômica Federal deve divulgar o cronograma de saques na próxima semana e a expectativa é que o dinheiro comece a ser liberado a partir de março. De acordo com a pesquisa, serão sacados uma média de R$ 197.210 milhões por mês, entre março e julho.

– Terá direito a sacar o dinheiro o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015;
– Uma pessoa pode ter mais de uma conta inativa;
– Não poderá retirar o dinheiro quem pediu demissão ou foi desligado por justa causa a partir do dia primeiro de janeiro do ano passado – nesse caso vale a regra antiga. A pessoa só poderá sacar o dinheiro da conta inativa depois de três anos desempregada ou sem recolher o FGTS.

A consulta ao saldo pode ser feita pela internet, com uma senha; pelo aplicativo no celular; com o cartão cidadão; ou nas agências da caixa. Mas tem que ter o número do PIS.