Após Hospital da Mulher, deputado pede que governo crie o Hospital do Homem

Após a inauguração do Hospital da Mulher, em Salvador, pelo governo do estado, o deputado estadual Roberto Carlos (PDT) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pedindo que o governo crie também o Hospital do Homem.

Segundo o pedetista, a ideia principal é combater o câncer de próstata na Bahia e ter o hospital como um centro de referência especializado em saúde do homem.

Em seu projeto, Roberto Carlos diz que a unidade deve reunir especialidades médicas como andrologia e urologia, além dos núcleos de alta resultabilidade (check-up) e de ensino e pesquisa, incluindo o Departamento de Patologias da Próstata dividido em dois setores: diagnóstico e tratamento das DSTs, prostatites (infecções da próstata causadas por bactérias e vírus) e prevenção do HIV e HPV; e tumores (câncer e hiperplasia benigna da próstata).

De acordo com o parlamentar, o objetivo da implantação do hospital é também o de desenvolver uma política estadual de saúde do homem, facilitando e ampliando o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

Dados mostram que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens.  “Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas, tendência à obesidade e não praticam atividade física com regularidade, entre outros problemas de saúde”, argumenta.