Serviço de acolhimento a vítimas de violência sexual será reforçado na BA

Durante o período do carnaval, o serviço de acolhimento a pacientes que sofreram violência sexual do Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, atenderá com reforço de plantões. De acordo com dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), 38 casos foram notificados no período do carnaval do ano passado.

Além destes, existem os que não foram contabilizados, por conta de as mulheres violentadas não registrarem a ocorrência. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), as pacientes podem chegar à unidade por demanda espontânea, através de órgão policial, judicial, ou referenciada pela Central de Urgências do SAMU.

O serviço é destinado a mulheres que sofreram qualquer ato sexual indesejado, abusos e violência sexual, que necessitem de atendimento de emergência médica. A equipe fará todos os exames necessários, além da oferta do contraceptivo de emergência e das profilaxias para doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV/Aids.

São disponibilizados escuta qualificada, atendimento clínico e cirúrgico, atendimento psicológico, bem como dispensação e administração de medicações para profilaxia nos casos indicados. Existe ainda orientação e agendamento para acompanhamento psicológico e ginecológico por até seis meses.

Além do atendimento médico, a equipe de serviço social fará todo o encaminhamento necessário junto à DEAM e ao DPT – Departamento de Polícia Técnica – para registro de boletim de ocorrência.