Roubos e furtos cresceram 6,4% no Carnaval de Salvador; celulares lideram

A mania de tirar selfies, de usar aplicativos e postar conteúdo nas redes sociais custou caro para alguns foliões que curtiram o Carnaval 2017 em Salvador. Apesar das recomendações das autoridades policiais, muita gente levou os telefones para os circuitos e acabou se dando mal. Os crimes contra o patrimônio (roubo e furtos) aumentaram em 6,4% durante o Carnaval e o alvo dos ladrões eram os smartphones. Em 2017, foram registradas 918 crimes deste tipo, contra 863 no ano passado.

Menos crimes
Porém, por outro lado, todos os outros indicadores de violência do Carnaval reduziram ou ficaram estáveis em relação ao ano passado. O número de tentativas de homicídios caiu de 5 para 3, o que significa 60% a menos de ocorrência deste tipo. Já as lesões corporais, decorrentes de brigas ou ataques com armas brancas, caíram em 43,8%, de 176 em 2016 para 99 em 2017. Também caíram o número de assaltos a ônibus, que foram 56% menores este ano.

Prisões
A polícia prendeu 69 pessoas em flagrante e apreendeu 12 adolescentes. Foram conduzidas até as unidades policiais 2.943 pessoas, e 1.689 termos de ocorrências foram lavrados. Durante a folia, os policias apreenderam 23 armas de fogo e armas brancas. Já 1.569 pessoas foram conduzidas e presas por uso e tráfico de drogas.

Nos 46 portais de seguranças, 1.053 objetos que poderiam ser usados para causar ferimentos foram apreendidos, como garfos, facas, facões, garrafas e cacos de vidro. Hastes de propaganda de ferro também foram apreendidos, além de uma arma e uma algema de brinquedo. No total, mais de 1 milhão de pessoas foram revistadas.

Violência contra a mulher
Neste ano, o número de notificações de violência contra a mulher cresceu. Foram registradas 13 ocorrências em 2017 contra 10 em 2016 a partir da ação da Ronda Maria da Penha.Foram conduzidas para unidades policiais 1.753 pessoas, das quais 3 ficaram presas.

De todas as ocorrências registradas no Carnaval, 30,5% ou 293 casos foram com mulheres; 24,9% eram casos de a violência, como lesão corporal (39), ameaças (17) e vias de fato (17).

Perdas e roubos
Quem perdeu documentos durante a folia pode resgatá-los a partir da próxima segunda-feira (6) no posto da Ouvidoria Militar que fica no SAC do Shopping Barra. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, e sábado das 9h às 13h.

Para checar se o seu documento foi encontrado, o cidadão deve acessar o site da Polícia Militar www.pm.ba.gov.br e clicar no link “Documentos perdidos”. Em caso afirmativo, é necessário anotar o código informado pelo sistema e apresentar no posto do SAC.