Candeias: Assembleia dos servidores discute indicativo de greve

Uma nova assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (3), com os servidores municipais de Candeias discutiu o reajuste salarial de 17%, o plano de cargos e salários e o pagamento de salário dos professores com base no piso nacional. A pauta de reivindicações chegou a ser discutida novamente ontem (2) em uma reunião com o prefeito Pitágoras Ibiapina (PP) e representantes do Sindicato dos Servidores do Município de Candeias (Sisemec), mas não houve acordo. A nova proposta, apresentada pela prefeitura, propõe um reajuste de 3%, o que não foi aceita pelos servidores.

Segundo o presidente do Sisemec, Juscelino Santos, mais uma rodada de negociação está marcada para quarta-feira (8), e que a categoria pode entrar em greve a partir da quinta-feira (9), caso não haja acordo. “Está decidido que nós vamos ter uma nova rodada de negociação na próxima semana, dia 8. A gente está negociando com o prefeito uma nova rodada e ser não chegar a um denominador comum, nós deveremos decretar greve na próxima semana, quinta-feira (9), com todos os servidores públicos de Candeias, independente de categoria, seja de gari ao professor”, disse Santos, em entrevista ao programa Baiana Livre.

Ele disse ainda que caso há greve serão mantidos atendimentos na área da saúde e que 30% do efetivo de funcionário vão estar trabalhando. “A greve vai ser geral, agora vamos cumprir o que diz a lei que é 30% da quantidade de funcionários que ficam trabalhando”, ressaltou.

No ano passado, a categoria teve um reajuste salarial de 12%, em reposição da inflação que registrou taxa de 11,4%.

Professores

Este ano o piso salarial dos professores sofreu um reajuste de 7,64% e já está em vigor desde janeiro. Com o aumento, o salário-base passa dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80 com carga horária de 40 horas.