Cármem Lúcia anuncia aposentadoria da presidência do STF para início de 2018

Brasília - Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia durante sessão plenária de abertura do Ano Judiciário de 2017 e homenagem ao ministro Teori Zavascki (José Cruz/Agência Brasil)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, declarou nesta segunda-feira (20) que pretende se aposentar da Corte ainda no início de 2018. A ministra contou que pretende voltar a dar aula na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Professora licenciada da instituição, lotada na Faculdade Mineira de Direito, ela disse que sente saudades dos “meus meninos”; em referência aos alunos da FMD. A presidente fez o anuncio, nesta segunda-feira (20), durante uma aula inaugural da faculdade.

Ao chegar à instituição, a ministra foi chamada de golpista por uma aluna. “É da democracia. Se não fosse aqui, seria na sala de aula”, avaliou. Confirmado o desejo de se aposentar, a presidente do STF não completaria os dois anos de mandato previstos para o cargo, uma vez que assumiu o posto em setembro de 2016.

Cármen Lúcia contou ainda que a morte de seu pai, Florival Rocha, em fevereiro, foi um dos fatores que a fez começar a pensar em voltar para Minas Gerais.