Madre de Deus: Servidores municipais entram no 5º dia de greve

Os servidores municipais de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, entraram no quinto dia de greve nesta sexta-feira (7). A categoria reivindica reajuste salarial de 6,47%, com retroativo, e melhores condições de trabalho. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Madre de Deus (SindiMadre), 70% dos funcionários aderiram à greve.

A decisão foi tomada por mais de 300 trabalhadores presentes na assembleia realizada no dia 22 de março em resposta a última proposta apresentada pela gestão municipal. Na segunda-feira (3), os servidores iniciaram a greve e os serviços públicos foram paralisados.

Na próxima segunda-feira (10), os grevistas planejam um protesto às 10h, na Secretaria Municipal de Saúde do município, localizado na Rua Nova Brasília, no bairro do Suape. No mesmo horário, sindicalistas e representantes da Prefeitura devem se reunir para discutir a pauta de reivindicações.

Em nota, a administração municipal informou que não irá se manifestar antes de se reunir com a comissão dos servidores, mas destacou que a maior parte dos serviços estão parcialmente paralisados. A administração disse ainda que os serviços de saúde, tapa-buracos e limpeza de bocas de lobo não estão paralisados.

Na última rodada de negociação, a Prefeitura ofereceu um índice de 5 %. “Ocorreu um reajuste do salário do prefeito Jéferson Andrade da ordem de 21,49%. Além disso, os vereadores tiveram seus salários aumentados em 26,43 % e os secretários municipais da ordem de 14,50%. Enquanto isso, a gestão municipal oferece aos servidores somente 5 % sem a retroatividade”, afirmou o presidente do Sindimadre, Amilton Pereira,