Três em cada 10 consumidores estão “no vermelho”, mostra pesquisa

O mês de março foi difícil para o consumidor brasileiro. De acordo com a pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), três em cada dez consumidores afirmaram que fecharam o mês sem ter condições de pagar todas as contas.

De acordo com o levantamento, sobrou dinheiro no fim do mês para somente 15% dos entrevistados. A pesquisa ouviu 800 pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém.

“Apesar da recuperação gradativa da economia, indicada pela queda da inflação, entre outros fatores, a educação financeira se torna necessária no momento de crise. O consumidor deve evitar os gastos supérfluos e investir na criação de uma reserva até que a economia realmente se recupere”, disse o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.