ALBA e Aristides Maltez assinam convênio de cooperação técnica

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) contribuirá mensalmente com o hospital Aristides Maltez, centro de referência para o tratamento de câncer na Bahia. O ato de assinatura do convênio de cooperação técnica ocorreu na manhã dessa terça-feira (9), no plenário da Alba, com a presença do presidente da casa, o deputado Ângelo Coronel (PSD). Em entrevista ao Baiana Livre desta quarta-feira (10) parlamentar, disse que além do convênio, a ALBA estará mobilizando os deputados para contribuir com o hospital.

“Além da verba institucional da ALBA, estaremos mobilizando todos os 63 deputados para que façam a sua contribuição pessoal ao Aristides Maltez. Além disso, os próprios deputados mobilizarão os prefeitos para que possamos aumentar as contribuições dos municípios, hoje em apenas 85. A nossa meta é chegar a 210 prefeituras contribuindo com, no máximo, 2 mil reais cada. Os repasses do SUS ao Maltez chegam a R$9,5 milhões mês, enquanto as despesas são de R$12,5 milhões”, diz Coronel.

O presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, o médico Aristides Maltez Filho, explicou que o Aristides atende diariamente cerca de 3.500 pessoas, oriundas – em 2016 – de 394 municípios e também de outros 13 estados. São 232 leitos, dez de UTI, 18 de pediatria, todos para tratamento oncológico e 100% provenientes do Sistema Único de Saúde, SUS. É o único hospital da Bahia com o selo Centro de Alta Complexidade em Oncologia, permanecendo como maior responsável pelo atendimento nesse ramo da medicina na área pública ou filantrópica.