Madre de Deus: Alunos denunciam professora por ameaças no Colégio Antônio Balbino

Uma professora de geografia, do 2º ano da Escola Estadual Professor Antônio Balbino, localizada no município de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, é acusada de ameaçar os alunos e também intimidá-los, constantemente, de forma ‘grosseira’. Na manhã de sexta-feira (12), um grupo de alunos realizou um protesto em frente à escola, cobrando providências no andamento da apuração sobre o caso. A denúncia foi registrada na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na quinta-feira (11). “O que acontece é que temos uma professora chamada Vanessa Miranda, que desde a sua chegada vem causando problemas com os alunos. Ela ameaça, coage e oprime os alunos. Ela disse que os estudantes que fizerem fazer um abaixo assinado, irão ser reprovados. A professora ainda diz que veio do presidio e não tem medo de ninguém. Ela não respeita a hierarquia, nem os professores e nem os funcionários”, afirma Ivan Lima, diretor da unidade escolar.

Uma aluna do colégio, em contato com o programa Fala Comigo nesta segunda-feira (15), disse que a professora costuma manter uma postura firme na sala, o que causa indignação nos alunos. “O problema é que o diretor tem problemas pessoas com a professora e está mobilizando toda escola a se manifestar para tirar a profissional. Os alunos que fizeram essa manifestação são os que não querem estudar. Ela é professora com uma postura forte e ao entrar na sala quer ser respeitada, o que causa revolta nos alunos”, relata a estudante que preferiu não ter o nome divulgado.

Já o aluno Rodrigo Santos, afirma que os alunos estão com medo porque estariam sendo reprimidos pela professora e exigem o afastamento dela da sala de aula. “A professora me ameaçou na sala de aula. Ela é concursada, mas a voz dos alunos não vai calar. Nós estamos tomando partido através do colegiado e estamos a favor dos alunos e pedindo a saída dela do colégio. Nós já tentamos de forma amigável conversar várias vezes, mas ela não está aberta ao diálogo. Ela anda gravando os alunos e ameaçando reprovar a turma”, disse.

Procurada pela produção do programa Fala Comigo, a professora denunciada não foi encontrada para se pronunciar sobre o assunto.