Estudantes terão até 16 de junho para fazer a renovação do contrato com o Fies 2017

Com informações do FNDE

Foi prorrogado para 16 de junho o prazo para fazer a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2017. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, decidiu estender o período para que nenhum candidato seja prejudicado. Até então, a data limite para realizar o aditamento era esta quarta-feira, 31 de maio.

Cerca de 1,28 milhão de contratos devem ser aditados neste semestre. Até a manhã desta quarta-feira, já foram formalizadas mais de 1 milhão de renovações. O presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, reforça o compromisso da autarquia com os estudantes que possuem contratos do Fies. “Todos terão a oportunidade de renovar seus financiamentos”, afirma o presidente, lembrando que o aditamento dever ser feito no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato – como mudança de fiador, entre outros requisitos –, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.