Candeias: Reabertura do INSS é discutido em reinauguração do Centro de Fisioterapia

A reabertura da agência da Previdência Social do município de Candeias foi a pauta mais discutida na solenidade de reabertura do Centro de Fisioterapia da Nova Candeias, na manhã deste sábado (3), em Candeias. O tema virou umas solicitações feitas pelos políticos da cidade ao deputado federal Bacelar (Podemos- antigo PTN) e do deputado estadual, Alex Lima (Podemos- antigo PTN).  Uma das principais demandas do município, a agência, localizada no bairro do Malembá, está fechada há mais de quatro anos após o incêndio. “Nós fizemos um oficio pedindo a reabertura do posto do INSS, solicitar ao ministro da Previdência, que possamos ir junto com o prefeito, com Bobó e a vereadora (Rosana de Bobó) tratar desse assunto. Não é possível que uma falta de respeito de uma cidade como Candeias está a tanto anos com essa situação”, disse o deputado Alex Lima.

Segundo o gerente da agência da Previdência Social de São Sebastião do Passé, Djalma Souza, ressaltou a importância da agência para o atendimento aos moradores de Candeias. “O INSS da região injeta na economia de Candeias R$ 6 milhões. São benefícios por incapacidade, aposentado por invalidez e auxilio doença, benefícios de amparo social com a previdência. A reabertura da agencia é importante para o povo de Candeias”, explicou o gerente.

O prefeito Dr. Pitágoras disse que é necessário a união de todos para conseguir a reabertura da agência. “A luta é de todos, chamamos o senhor para travar essa batalha com a gente, nos ajudar junto com os vereadores locais e o prefeito, além do nosso deputado estadual Alex que pode contribuir com esse avanço, em tratar desse assunto, reforçando a volta do INSS para Candeias”, reiterou.

Incêndio

O prédio onde funciona o prédio da Previdência Social no município de Candeias pegou fogo no dia 28 de outubro de 2012. Uma sala, além de armários, papéis e computadores destruídos no incêndio. Cerca de 100 pessoas eram atendidas por dia na agência, segundo informações do INSS.

Centro de Fisioterapia

O local oferece o atendimento ortopédico para pessoas carentes que possuem problemas de saúde relacionado a locomoção, com consulta com ortopedista e fisioterapeuta. O atendimento será realizado a cada 15 dias, aos sábados, das 7h às 14h. A equipe é formada por um ortopedista e quatro fisioterapeutas.

De acordo com vereadora, serão realizados 40 atendimentos na unidade por mês e desafogar o fluxo de pacientes das unidades de saúde do município. Além do tratamento médico e fisioterápico, o cento promove também o acompanhamento de idosos, com atividades e oficinas; e aulas de violão para jovens. “Ele já funciona há quatro anos sem apoio de ninguém. Agora está melhor com o médico ortopedista para potencializar mais os nossos resultados. A fisioterapia sem o ortopedista não funciona e ortopedista sem fisioterapeuta não funciona”, explicou a vereadora.

A solenidade contou também com a presença do prefeito Pitágoras Ibiapina, do vereador de Madre de Deus, Val Peças (PSL), do vereador de Candeias, Gil Soares (PTB) e de diversas lideranças políticas.