Audiência pública debate a situação dos rios na Bahia

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia realizou na manhã da última quinta-quinta (8), uma audiência pública com o intuito de discutir a situação dos rios urbanos do Estado e cobrar ações mais efetivas dos órgãos públicos para a melhoria das políticas públicas das águas na Bahia .

O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Marcelino Gallo (PT), concedeu entrevista à Rádio Baiana FM (89,3) e defendeu que além da responsabilidade da iniciativa pública e órgãos do legislativo, a sociedade também tem um papel fundamental na preservação dos recursos naturais.

“As soluções são compartilhadas. Nós precisamos cuidar da água nas nossas casas, separar o lixo, não jogar resíduos em rios. Sem a participação da sociedade é impossível tratar do meio ambiente. Somos parte da natureza”, esclareceu o deputado.

O deputado também defendeu a manutenção de espaços arborizados e áreas de mata atlântica para evitar o agressivo desmatamento que as cidades estão sofrendo nos últimos anos, visto que o Estado foi  apontado como campeão nacional de desmatamento, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Além de membros de entidades ambientalistas, representantes do Ministério Público (MP), da Universidade Federal do Estado da Bahia e Central Única dos Trabalhadores também participaram do evento.