Madre de Deus: Município completa 28 anos de emancipação política nesta terça (13)

O município de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, celebra nesta terça-feira (13), 28 anos de emancipação política.  Para comemorar a data, a prefeitura preparou uma série de eventos que acontecem na Câmara Municipal e na orla marítima da cidade.

O evento começou às 8h, com o hasteamento das bandeiras e a procissão de Santo Antônio. Em seguida, será realizada a sessão solene na Câmara de Vereares em comemoração ao aniversário da cidade. Uma exposição do artista plástico Nando Azevedo também retrata pontos turísticos da cidade e seus encantos.

História

Fundada em 1986, o município de Madre de Deus Possui uma área de 32,201 km², com uma população estimada em 2013 de 19.600 habitantes.  O município é subdividido em duas macro-áreas: a Ilha de Madre de Deus e a Ilha de Maria Guarda. A ilha de Madre de Deus, por sua vez, se divide nos bairros do Centro, Suape, Cação, Marezinha, Mirim, Alto do Paraíso, Apicum, Nova Madre de Deus e Quitéria Velha.

Além do terminal marítimo da Petrobras, outras atividades são a pesca artesanal e o turismo pois trata-se da praia mais próxima da região. É uma região marcada por fortes agressões ecológicas, oriundas da indústria petrolífera, sendo marcantes na História do Município os derramamentos de petróleo de 1992 e 1999.