Oi perde 11,5% dos clientes de celular após processo de recuperação judicial

Com informações do G1 ( Foto: Divulgação)

Desde que entrou com pedido de recuperação judicial, há um ano, a Oi viu a sua base de clientes de telefonia móvel “encolher” 11,5%, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A perda da Oi na telefonia celular foi a maior entre as quatro principais operadoras do Brasil (Vivo, TIM, Claro e Oi). A empresa, aponta a Anatel, também foi a que menos ganhou clientes no serviço de banda larga fixa no período.

s números da Anatel mostram que a Oi perdeu 5,5 milhões de clientes de telefonia celular, 11,5% da sua base, entre junho de 2016 e abril de 2017.

No mesmo período, o número de clientes da Claro caiu 6,31% e, o da TIM, encolheu 4,12%. A Vivo viu a base aumentar em 1,05%. Para comparar, entre junho de 2015 a abril de 2016 a Oi foi a empresa que menos perdeu clientes na telefonia celular: 5,06%, segundo dados da Anatel. A Claro registrou queda de 8,96%, a TIM de 11,02% e, a Vivo, de 11,35%.

Banda larga fixa

Os números da Anatel mostram também que a Oi foi, entre as grandes operadoras, a que menos expandiu a base de clientes no serviço de banda larga fixa, entre junho de 2016 e abril de 2017.

Enquanto o grupo Telecom Américas, que reúne Claro, Net e Embratel, aumentou o número de acessos em 3,53% no período e a Telefônica ampliou sua base em 1,32%, a Oi cresceu 0,57%.

O pedido de recuperação judicial da Oi foi o maior registrado no Brasil, envolvendo mais de R$ 60 bilhões em dívidas. A Justiça do Rio de Janeiro aceitou o pedido em 29 de junho. Até o momento, porém, não houve acordo entre a operadora e seus credores sobre o pagamento da dívida bilionária.

Nesse intervalo, a Oi registrou disputas societárias e o governo já anunciou que prepara uma medida provisória que permitirá intervenção em todas as empresas do grupo, caso seja necessário.

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