Candeias: Secretaria inscreve para Prêmio Jovens Escritores

Libertar a imaginação e criatividade das crianças e jovens para que tomem gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI. Pensando nisso e levantando essa bandeira para formar adultos talentosos, a Secretaria de Educação (Seduc) promove a primeira edição do Prêmio Jovens Escritores para alunos da rede pública municipal. As inscrições para o concurso acontecem de 31 de julho a 04 de agosto, na unidade escolar do aluno.

Para o Prefeito, Dr. Pitagoras, inspirar a produção literária, permite ao aluno ser protagonista da sua aprendizagem. “O prêmio Jovens Escritores estimulará os nossos estudantes a fazer escolhas, comprometer-se com as decisões tomadas, construir e produzir conhecimento com sentido e utilidade”, explica.

O projeto contemplará estudantes do Fundamental I, Fundamental II e Educação Jovens e Adultos (EJA). Vale ressaltar que os alunos devem estar devidamente matriculados, sendo que os menores de 18 anos devem anexar à ficha de inscrição a autorização do responsável. Os textos devem ser inéditos, com formato de conto, crônica ou poema, e ter como base do tema “Candeias, minha cidade, meu orgulho”.

A partir desta terça-feira (11) até o dia 29 de julho, acontecerá nas escolas oficinas literárias para ajudar os alunos na produção dos textos. No início de agosto as escolas farão a primeira etapa de seleção dos textos, seguindo as normas e padrões estabelecidos, e entregarão até o dia 16 de agosto para Seduc, para segunda etapa da seleção. Depois das etapas de seleção serão definidas datas para publicação da coletânea de textos e sessão de autógrafos.

O secretário de educação, Jair Cardoso, informa que os textos serão selecionados, independente do segmento de ensino e da modalidade textual. “Os textos serão publicados em forma de livro, onde serão distribuídos três exemplares por alunos selecionados e um exemplar para cada Unidade Escolar Municipal”, finaliza o secretário.