Navio-Escola atraca no Porto de Salvador

O Navio-Escola da Marinha do Brasil chega ao Porto de Salvador nesta quarta-feira (26) e ficará atracado até o sábado (29). A visita faz parte da 31ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha e estará aberto para visitação na sexta-feira (28), das 14h às 17h.

A Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM) tem o propósito de complementar a formação dos futuros Oficiais da Marinha e representar o País nos diversos portos a serem visitados, promovendo o estreitamento dos laços com as nações amigas.

Durante a VIGM, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a importante fase de adaptação à vida de bordo.

A viagem, iniciada no último domingo (23), segue até o dia 17 de dezembro e tem em seu roteiro 17 portos em 12 países, sendo Salvador e Fortaleza (BRA), Las Palmas e Barcelona (ESP), Toulon e Le Havre (FRA), Pireu (GRE), Civitavecchia (ITA), Lisboa (POR), Londres (ING), Hamburgo (ALE), Oslo (NOR), Asmterdã (HOL), Nova Iorque e Jacksonville (EUA), Curaçau (NDL) e Cartagena (COL).

O Navio-Escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986.

A tripulação é composta por 302 Oficiais e 216 Praças e é comandado Capitão de Mar e Guerra Gustavo Calero Garriga Pires, que assumiu o cargo em 04 de janeiro de 2017.