Dia D de vacinação contra febre amarela acontece no sábado

O Dia D de vacinação contra a febre amarela acontece no próximo sábado (29), em Salvador. Cerca de 120 pontos de imunização entre os postos de saúde e locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações e igrejas, serão montados para atender a população durante a campanha.Nos postos de saúde, a vacinação acontece das 8h às 17h.

Este ano, cerca de 381 mil pessoas foram imunizadas contra a febre amarela na capital baiana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 1,4 milhão de pessoas. “Não temos casos notificados do agravo em seres humanos no município. No entanto, tivemos episódios de macacos identificados com febre amarela no perímetro urbano. Por esse motivo, é importante que a população esteja protegida para evitar uma possível circulação do vírus em nossa cidade”, alertou Doiane Lemos, subcoordenadora de imunização de Salvador.

Podem ser imunizados, pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.