São F. do Conde: Estudante do município apresenta projeto no Campus Party

Desenvolvedores de tecnologia e inovação do mundo se preparam para expor seus projetos na Campus Party Bahia, evento internacional de tecnologia que acontece entre os dias 9 e 13 de agosto, na Arena Fonte, em Salvador (BA). Um dos projetos em destaque é o Carpoeira Baja, que oferece as etapas de fabricação de um carro para uso fora de estrada, conhecidos como off road, e será apresentado pelo estudante de Engenharia e morador da cidade de São Francisco do Conde, Lucas Calmon. O projeto está entre os 20 trabalhos selecionados que serão apresentados durante o evento.

O automóvel pensado para disputas em terrenos espinhosos para um carro normal, cujos obstáculos vão desde pedras e barrancos a pedaços de madeira, deve ter a estrutura de aço, ter espaço para apenas um piloto, quatro ou mais rodas, transportar pessoas com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10HP – que é o motor de cortador de grama. “Pode parecer fraco, mas com nossa engenhosidade fica bem potente”, explica Lucas Calmon.

Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o chassi são desenvolvidos por Lucas e sua equipe, os quais contam com oficina especializada na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Com esse projeto, o estudante compete duas vezes por ano nas etapas Regional e Nacional da Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE), e os três primeiros colocados no país disputam a versão Internacional.

Este tipo de competição é chamado de Baja, nomenclatura dada pela SAE, que promove a disputa no Brasil, México, Índia e Estados Unidos, o que inspirou o sobrenome do projeto. Já o Carpoeira, para Lucas Calmon, busca lembrar as raízes baianas pela aproximação com capoeira e, em um segundo sentido, faz referência à modalidade que ele e sua equipe disputam.

Campus Party
A Campus Party é um evento internacional de tecnologia que acontece no Brasil há 10 anos, voltado para interessados em conhecer novidades e tendências do mundo geek, obter ideias empreendedoras, “antenadas” à sociedade digital, e estabelecer contatos com investidores interessados em projetos inovadores.

Segundo a organização, são esperados quatro mil campuseiros e mais de 40 mil visitantes. Ao total, o espaço receberá 250 horas de conteúdo. A estrutura contempla também o camping, que conta com 2.500 barracas.

A Campus Party Bahia terá como tema principal a Inovação Produtiva e acontece por uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Telebrás.