São F. do Conde: Ex-presidente participa de formatura na Unilab nesta sexta

    O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira (18), da formatura de 68 alunos do Bacharelado em Humanidades (BHU), da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês – São Francisco do Conde (BA). A cerimônia que acontece na quadra de esportes da Unilab, às 18h30, também reunirá diversos políticos da região e do estado.

    Ainda nesta sexta, o ex-presidente visitará a cidade de Cruz das Almas, onde receberá o título de Honoris Causa, na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e participará do Festival de Juventude.

    Esta será a segunda vez que o ex-presidente Lula fará uma visita a São Francisco do Conde. Em maio de 2014, acompanhado do então governador Jaques Wagner, Lula participou do ato de inauguração do campus da UNILAB no município e da entrega do Conjunto Habitacional João Carlos Silva Falcão, localizado no bairro da Baixa Fria – obra construída por meio do programa municipal “Sonho Meu, Minha Casa de Verdade”.

    Caravana

    Cumprindo agenda pela região nordeste, iniciada nesta quinta-feira (17), em Salvador, o petista, ao lado de juristas e advogados, participa de um ato de lançamento do livro Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula, na Arena Fonte Nova, às 17h.

    Lula também irá assistir um ato ecumênico e receber oficialmente o convite para o Fórum Social Mundial, que acontecerá em 2018 na capital baiana. A expectativa, no entanto, é pelo discurso que ele deverá entoar em uma área de eventos da Arena, com capacidade para 2 mil pessoas.

    Ao todo, serão cerca de 4 mil quilômetros percorridos pelo ex-presidente, com atividades programadas em 25 municípios. “A maior aula que tive sobre o Brasil foi viajando o país. Por isso, vou fazer novamente as caravanas. Agora com mais experiência e mais organização para entender as necessidades do povo”, disse Lula, quando anunciou a viagem.

    Unilab 

    A Unilab é uma instituição federal de educação superior que tem como missão institucional formar pessoas para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A proposta também é promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

    Metade das vagas de seus cursos de graduação é destinada a brasileiros e a outra metade para estrangeiros. Além da perspectiva da Cooperação Internacional Solidária Sul-Sul, à época, a Unilab esteve alinhada com a política de interiorização do Ensino Superior do Ministério da Educação do Brasil, o que motivou a instalação de seus campi no interior do Ceará e da Bahia.