Candeias: Ação Cívico-Social realiza seis mil atendimentos gratuitos

Foto: Divulgação- Aciso

Quase seis mil atendimentos foram realizados pela Ação Cívico-Social (ACISO), que foi encerrada no sábado (19), na localidade de Passé, em Candeias. Ao longo dos quatro dias do evento, promovido pela Marinha do Brasil em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC) e patrocínio da Braskem, os moradores da região tiveram acesso a diversos serviços gratuitos, como emissão da primeira e segunda vias do RG (carteira de identidade). Foram prestados, ainda, atendimentos odontológicos, Clínica médica, Cardiologia, Pediatria, Ginecologia, Mastologia, Nutrição e Farmácia Popular.

O público pode ainda cortar cabelo, regularizar embarcações, esclarecer dúvidas no Balcão de Justiça e Cidadania, assistir palestras e participar de atividades educativas, como o Show da Química, projeto do Instituto de Química da UFBA, instalado na tenda da Braskem, que estimulou de forma lúdica e divertida o interesse de crianças e adolescentes da comunidade pela ciência. Além dos tratamentos odontológicos e orientações de higiene bucal com distribuição de escovas dentais, outro serviço oferecido na ACISO foi a confecção de próteses dentárias. Clarisse Conceição Chagas, de 75 anos, foi uma das 20 beneficiadas pela ação e pôde voltar a sorrir. “Há muitos anos perdi os dentes de cima e sentia muita vergonha ao falar com as pessoas. Agora vou poder ir para a formatura de minha neta em Salvador e poder sorrir”, fala orgulhosa a aposentada, que aproveitou ainda para tirar a segunda via do RG.

Para marcar o encerramento da Ação Cívico-Social, foi realizada a cerimônia de formatura dos 27 moradores de Passé, que concluíram o curso de Pescador Profissional (POP), promovido pela Braskem e Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com associados da Colônia de Pescadores Z-54. “Eu pesco com meu avô desde os nove anos de idade. A gente vive da pesca e esse curso foi ótimo, porque agora mais qualificada, terei mais oportunidades de trabalho”, garante Ellen Celestino, 23 anos, uma das formandas do curso.

O apoio à qualificação dos pescadores da região é uma das ações do Programa Maré Boa, promovido pela Braskem nas comunidades do entorno do Porto de Aratu. “Braskem apoia mais uma edição da ACISO, pois é uma ação transformadora. Trazemos para comunidades carentes serviços que dificilmente essas pessoas teriam acesso”, ressalta Helio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Em seu discurso o presidente da Colônia de Pescadores Z-54 de Passé, Carlos Augusto, agradeceu ao empenho de todos os militares e voluntários que atuaram na ACISO. Para o Capitão de Mar e Guerra, Marcus Vinícius de Castro Loureiro, comandante da Base Naval de Aratu, todos os voluntários que participam de uma ação como essa se engradecem, voltam para suas casas daqui um pouco melhores. “A Marinha está sempre pronta para participar de iniciativas como essa, pois temos a certeza de termos atingido o objetivo de levar para a população carente de Passé serviços de saúde e cidadania”, destacou o Capitão Castro Loureiro.

Estiveram envolvidos na ação 120 profissionais de diversas especialidades, entre militares e voluntários. A estrutura de atendimento à população contou com 12 barracas e 10 toneladas de equipamentos. A realização da ACISO em Passé também teve a participação da Colônia de Pescadores e Agricultores Z-54 de Passé, NUDEC IMC – Núcleo de Defesa Comunitária de Ilha de Maré e Continente, além da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Instituto de Identificação Pedro Mello e Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).