Osba celebra 35 anos e retoma série de grandes concertos no TCA

Foto: Mauricio Serra

Neste mês, em que celebra seus 35 anos de existência, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) abre oficialmente a temporada de grandes concertos no próximo dia 14, às 20h, na Sala Principal do TCA, com a retomada da Série Jorge Amado.

No repertório a ‘Sinfonia Fausto’, obra-prima do compositor húngaro Franz Liszt (1811-1886), escrita em 1857 e inspirada na tragédia em versos do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). A obra narra a jornada de um homem amargurado que ‘vende’ sua alma ao diabo em troca da juventude eterna. A Sinfonia de Liszt é dividida em três movimentos construídos como “retratos psicológicos” dos personagens deste clássico da literatura alemã, começando por Fausto, torturado e dramático; seguido da sua amada Gretchen e, por fim, de Mefistófeles, representação do demônio, que não tem motivos musicais próprios, sendo caracterizado por deformações dos motivos de Fausto.

Na parte final, um coro de 40 vozes e tenor entoando louvor, tendo entre seus versos, a frase ‘O eterno feminino nos levará para o alto’. Completa o repertório deste concerto a obra ‘Ritual’, do maestro e compositor baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989).

O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres e a participação do tenor Paulo Mandarino, como solista convidado, e do Coral Ecumênico da Bahia, com 40 vozes, sob coordenação do maestro Ângelo Rafael. Os ingressos, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), começam a ser vendidos nesta quarta-feira (6).