Novas estações do metrô são inauguradas pelo governador Rui Costa

Foto: Manu Dias GOV/BA

Foto: Manu Dias (GOV/BA)

Quatro novas estações do metrô foram inauguradas na manhã desta segunda-feira (11), pelo governador Rui Costa: Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga. A operação já começou no horário normal de funcionamento do modal, a partir das 5h.  Com 29 quilômetros de trilhos, o novo trecho passa por 19 estações entre as Linhas 1 e 2, sendo 7,5 quilômetros somente no novo trecho.

“A Bahia fica orgulhosa de ter um projeto que é referência para o país inteiro. Daqui alguns anos Salvador terá, juntamente à região metropolitana, com a obra do VLT, proporcionalmente, a melhor mobilidade do país. Até dezembro, estaremos com a obra chegando ao aeroporto. Além do aeroporto, teremos o trecho que vai sair de Pirajá até Águas Claras/Cajazeiras. São mais cinco quilômetros de metrô que nós vamos iniciar, e portanto, chegaremos a 42 quilômetros de metrô”, afirmou o governador.

De acordo com o Governo do Estado, a expectativa é aumentar o número de passageiros em cerca de 60%, chegando a transportar 200 mil pessoas por dia, com capacidade para até 400 mil embarques diários.

Para quem precisa usar os dois modais, o terminal de ônibus de Mussurunga foi reformado para dar mais comodidade aos baianos. O espaço tem capacidade para atender até 12 mil usuários por hora, circulando em três plataformas ampliadas de embarque e desembarque, que permitem o fluxo de até 180 ônibus por hora. Atualmente, operam no Terminal de Ônibus Mussurunga 30 linhas urbanas e 8 metropolitanas.