PF faz operação contra desvio em empréstimos na Caixa Econômica Federal

    Com informações do G1 ( Foto: Reprodução)

    A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Inimigo Oculto, que tenta desarticular um grupo de criminosos responsável por desviar cerca de R$ 1 milhão da Caixa Econômica Federal. O portal G1 entrou em contato com o banco, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

    Três investigados, que são alvos de mandados de prisão temporária, são ex-prestadores de serviço do banco e teriam obtido os valores por meio da concessão fraudulenta de 46 empréstimos para familiares e amigos.

    Além dos três mandados de prisão, a PF também cumpre 30 de condução coercitiva e realiza buscas em três endereços residenciais – ações ocorrem no centro de Brasília e no Entorno do DF, no Pará e na Bahia. A Justiça Federal também determinou o bloqueio da quantia de cerca R$ 950 milhões nas contas dos investigados.

    Como funcionava

    Segundo a polícia, para viabilizar os empréstimos, os investigados usavam senhas de empregados da Caixa Econômica Federal e, assim, faziam a inserção indevida de dados no sistema, incluindo rendas fictícias – sem a apresentação de qualquer documento comprobatório.

    Quando os empréstimos eram creditados nas contas escolhidas, os suspeitos faziam saques e transferências para evitar que a Caixa, como medida de segurança, bloqueasse os valores em uma possível identificação da fraude.

    A PF informou que os alvos da operação serão indiciados por estelionato qualificado, falsificação de documento público, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A participação de funcionários do banco está sendo apurada.