Região Metropolitana: Sinal analógico será desligado nesta quarta

    Com informações do Correio

    O sinal analógico de televisão será finalmente desligado, nesta quarta-feira (27), em Salvador e em outros 19 municípios (Aratuipe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D´Avila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião de Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz). A partir desta quinta-feira (28), para assistir a programação da TV aberta só com a conversão digital.

    De acordo com a Gerente Regional da Seja Digital, Camila Godinho, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal que ainda não retiraram seu kit gratuito devem realizar o agendamento o quanto antes. Basta ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar www.sejadigital.com.br.  “As pessoas devem digitar o CPF, verificar se tem direito e fazer o agendamento para retirada do Kit e instalar o mais rápido possível”, esclarece.

    Camila explica que embora já tenha acontecido um grande movimento de transferência do sinal digital para o analógico, ainda há uma parcela da população que permanece no sinal analógico. “Para essas pessoas, geralmente residentes em áreas mais afastadas ou nas ilhas, estamos fazendo algumas ações específicas para facilitar o processo de conversão”, diz Camila.

    Ela lembra que mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital permanecerá trabalhando para a entrega de kits e orientação da população em geral. “Permaneceremos atuando 45 dias após o desligamento para garantir a acessibilidade de todos”, completa.

    Depois que o sinal digital for definitivamente implantado, o sinal da TV aberta passará a apresentar maior qualidade, uma vez que a resolução da imagem passará de 704 x 480 para 1.280 x 720 linhas de pixels. Em Salvador, as televisões trabalham com os dois sinais desde 2008.

    Atualmente, São Paulo e Brasília tiveram o sinal analógico desligado. Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Vitória e Rio serão as próximas capitais a terem transmissão 100% digital. Além da qualidade da imagem, vários canais transmitidos por sinal analógico, que ocupam a faixa de frequência dos 700 MHz, passarão a ser usados pelas operadoras de telefonia móvel para melhorar o serviço oferecido no território nacional, implantando a tecnologia 4G para os celulares.