IFBA abre inscrições para curso técnico de saneamento

Com informações do G1 Bahia ( Foto: Reprodução)

O Campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre inscrições, de 3 a 6 de outubro, para o processo seletivo destinado ao curso técnico gratuito de saneamento na forma integrada – modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

São 22 vagas oferecidas, para pessoas acima de 18 anos que tenham certificado de conclusão do ensino fundamental e, prioritariamente, não tenham concluído o ensino médio. O curso é noturno, com aulas aos sábados pela manhã.

A seleção para essa modalidade consiste em entrevista socioeconômica e educacional, realizada no ato da inscrição (presencialmente na sede do campus, situado na rua Emídio dos Santos, s/nº, Barbalho), além de participação em palestra informativa e elaboração de memorial profissional. Estas últimas etapas estão previstas para o dia 14 de outubro, das 8h às 10h.

A lista de documentos exigidos para entrega está disponível aqui. O atendimento aos candidatos acontecerá das 15h às 20h, de 3 a 6 de outubro, para os que não concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência, e das 13h às 15h, apenas no dia 6 de outubro, para deficientes. Mais informações pelo telefone (71) 2102-9511.

Cotas sociais

Das 22 vagas disponíveis para o semestre letivo 2017.2, 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para os que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.