Pelo menos 25% das famílias brasileiras estão endividadas

Com informações do Bahia.BA ( Foto: Reprodução)

O índice de famílias brasileiras endividadas foi elevado a 25% em setembro deste ano e atingiu o maior patamar desde maio de 2010. Responsável pela análise, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também verificou que a média de pessoas sem condições para sanar as dívidas cresceu 0,2% e atingiu 10,1%.

O instituto revelou que, para quem ganha até dez salários mínimos o porcentual de inadimplência é de 59,7%, apenas 0,1% acima do que foi registrado em agosto. Na faixa de maior renda, continua o relatório, 27,9% estão irregulares em setembro, ante os 27,5% notificados no mês anterior.

O cartão de crédito foi apontado como um dos principais motivos de atribuição de dívida. Aproximadamente 76,4% dos brasileiros justificaram os débitos a partir do uso inapropriado das tarjetas.

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é realizada desde 2010 pelo CNC, nas capitais e no Distrito Federal, com aproximadamente 18 mil consumidores.