São S. do Passé: Prefeito anuncia ações para o município

O município de São Sebastião do Passé comemora 91 anos de emancipação política na próxima quinta-feira (12). Para celebrar a data, que também marca as comemorações pelo Dia das Crianças, a Prefeitura vai promover uma programação especial para a população sebastianense, que reunirá atos cívicos e atividades para o público infantil.  A programação da festa, de acordo com o prefeito Dr. Breno (PSD), em entrevista a Rádio Baiana FM, nesta terça-feira (10), inclui Alvorada, às 5h; Missa na Igreja Matriz,às 7h, Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores; às 9h, Cerimônia de Hasteamento das Bandeiras, do Fogo Simbólico e apresentação de fanfarras, às 11h; e Parque Infantil Gratuito, distribuição de guloseimas, sorteio de brindes, apresentações culturais e show da banda Universo Kids, a partir das 13h.

Na ocasião, ele irá receber da Câmara de Vereadores, o título de cidadão sebastianense. “Tanto eu quanto Otto Alencar (senador), recebemos por unanimidade o título de cidadão sebastianense. Estou recebendo essa comenda, esse título depois de amanha, em uma sessão especial na Câmara de Vereadores”, disse.

Novos empreendimentos

Durante a entrevista, ele falou da vinda de novos empreendimentos para o município, entre eles a instalação da fábrica do Grupo Cicopal. “É um projeto grandioso, não só para mim, mas para a região como todo. Isso é uma oportunidade impar para a gente que já plantou cana-de-açúcar, mas para a região. Instalando essa empresa aqui na nossa cidade, é a oportunidade também de outras empresas vir e povoar o parque industrial as margens da BR-324”, disse o prefeito.

Demissões

O prefeito não descartou a possibilidade de ter novas demissões no intuito de conter os gastos públicos. Segundo o Dr. Breno, cerca de 132 foram exoneradas. “A gente teve uma baixa de mais ou menos R$ 800 mil na arrecadação, sobretudo no FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A gente teve um baque forte na arrecadação, mas já trabalhava com a máquina enxuta. Cheguei a demitir e acredito que teremos que demitir mais, infelizmente, porque é inversamente proporcional baixar a arrecadação e aumentar o índice de gastos com o pessoal”.

Além das demissões, houve redução de 10% no salário do prefeito, do vice-prefeito e de secretários. O decreto Nº60/2017, publicado no dia 12 de setembro, é valido até dia 31 de dezembro. “Fui o primeiro a cortar da minha própria carne. Diminuir o meu salário, do meu vice, cortei os salários dos secretários, cortei 40% do CET e 40% das horas extras”.

Obras

Na entrevista, o prefeito anunciou as obras de recuperação da estrada da Araçatiba e a reforma do Hospital Albino Leitão e da Central de Abastecimento.  No total de três quilômetros, o asfalto vai da ponte que dá início ao bairro até a comunidade do Cariri.