Licitação para linhas metropolitanas será lançada até dezembro

Fotos: Erik Salles / Rodtag Fotografias

Durante reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (10), na sede do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo, o Governo do Estado garantiu que as linhas que fazem o transporte dos moradores da Região Metropolitana (RMS) até a capital, serão totalmente licitadas, regulamentadas e integradas ao Metrô, até dezembro.

A reunião, que também discutiu a situação dos rodoviários que trabalham no sistema metropolitano, foi fundamental para que esclarecimentos fossem feitos. “O estudo que está sendo realizado sobre o valor da tarifa, a readequação do trajeto e a concessão das novas linhas metropolitanas minimizam a possibilidade de eventuais desempregos”, ressaltou o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster.

Com a reestruturação do sistema, “irá aumentar o número de linhas, diminuir os gastos, por conta da redução do trajeto, o que ajuda a equilibrar economicamente a estrutura. Além disso, o tempo de espera dos passageiros vai reduzir, beneficiando a população”, destaca Dauster. “A viagem que levaria uma hora, pode passar a ter meia hora apenas, pois as linhas que alimentam principalmente o Metrô, não precisarão mais ficar mais tempo no trânsito de Salvador. Diminuir trajeto é diminuir gasto”, explicou o secretário.

“Estamos realizando o trabalho da nova configuração do transporte metropolitano que atende Salvador, que será todo redesenhado, com mudanças nas linhas que atualmente atendem à população da RMS, e, obviamente, haverá impacto, mas não deixarão de atender à população da RMS”, afirmou Eduardo Pessoa, diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, transportes e Comunicações (Agerba), órgão que regulamenta o transporte metropolitano por ônibus.

Com essa licitação, a fiscalização será mais efetiva: “estamos adquirindo um sistema novo, que faremos a fiscalização através de GPS, identificando os veículos com atraso ou com algum problema”, completou Pessoa. Para ampliar a fiscalização atual, 60 novos servidores devem assumir suas funções a partir do dia 18.

A reunião também contou com a presença de representantes dos municípios da RMS e de Salvador, de sindicatos de empresas de ônibus e dos rodoviários. O encontro foi mediado pelos procuradores do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho, Adriano Assis e Cristina Seixas.

Integração

Desde 1º de outubro, já está vigente a integração plena entre ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano. O terminal Mussurunga passa a ser a parada final os ônibus metropolitanos que entram em Salvador pela Av. Paralela e o terminal de Pirajá, para as linhas que acessam a capital pela BR 324. Com isso, os passageiros podem seguir viagem usando o metrô e ônibus urbano, pagando apenas uma passagem.