Deputada federal licenciada, Tia Eron é exonerada de secretaria em Salvador antes de votação sobre Temer

    Com informações do G1 Bahia ( Foto: Reprodução)

    A deputada federal licenciada da Câmara, Tia Eron (PRB), foi exonerada do cargo de secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) nesta quinta-feira (19), conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

    G1 tentou, mas não conseguiu contato com Tia Eron para saber se a exoneração ocorreu a pedido dela. A prefeitura não informou o motivo pelo qual ela foi exonerada. Conforme fontes ligadas ao município, a exoneração de Tia Eron é temporária, mas não há detalhes de quanto ela retornará ao cargo.

    Com a saída da Semps, ela reassume o mandato na Câmara cerca de cinco dias antes da votação da denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), prevista para ocorrer no dia 25 deste mês.

    Em junho de 2016, Tia Eron foi considerada decisiva na votação que aprovou, no Conselho de Ética da Câmara, o parecer do relator Marcos Rogério (DEM-RO) que pedia a cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em setembro do mesmo ano, Cunha teve o mandato cassado pelo Plenário.

    Com a volta de Tia Eron à Câmara para votar sobre Temer, o deputado Marcos Medrado (PODE), membro da oposição ao presidente, perde espaço na Casa. Já com relação à pasta municipal, quem assume enquanto Eron estiver afastada é a subsecretária Lílian Almeida.

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na quarta-feira (18) o parecer do relator, Bonifácio Andrada (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da denúncia. Contudo, a palavra final sobre o prosseguimento ou não do processo para o Supremo Tribunal Federal (STF) cabe ao plenário da Casa.

    Parte dos ministros também devem voltar à Câmara na sexta-feira (20), enquanto outros deverão retornar na próxima semana para votar contra a denúncia. Estratégia semelhante foi usada na votação da primeira denúncia.