São F. do Conde: Prefeitura assina convênio com PROSUS para construção de Academia de Saúde e prédio do CAPS no município

Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) assinou convênio com o Programa de Fortalecimento das Entidades Privadas Filantrópicas e das Entidades sem Fins Lucrativos que Atuam na Área da Saúde e que Participam de Forma Complementar do Sistema Único de Saúde (PROSUS) para a construção de uma Academia de Saúde e do prédio próprio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município. A parceria inclui as esferas de governo Municipal (através da doação de terreno e execução das obras) e Estadual (por meio de contrapartida financeira). O financiamento será realizado através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a previsão de entrega é para 2018.

“Com a assinatura desse termo de convênio estamos trazendo para o município equipamentos da maior importância, considerando as principais causas de morte dentro do território, que são as doenças do aparelho circulatório. A questão da hipertensão e do diabetes é um problema de saúde pública que a gente precisa enfrentar com promoção e com prevenção e a questão também do atendimento psicossocial dentro do território merece devida atenção. Esses equipamentos vêm compor a rede num momento importante e bastante estratégico para o município, momento em que, dentro de dois ou três dias, teremos a resposta do Ministério da Educação se temos condição de implantar no nosso território a Residência Médica em Saúde, que é a condição para que a gente implante o curso de Medicina”, destacou a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão.

Os dois equipamentos fazem parte da estratégia do Governo do Estado para beneficiar a população da Região Metropolitana, vez que os serviços de alta complexidade precisam ser desafogados da capital baiana. Em São Francisco do Conde, tanto a academia quanto o CAPS serão construídos no bairro de Campinas. “Eu não sei se vocês observaram, mas quando a gente entra na Baixa Fria já tem um acesso ligando a via da Baixa Fria a Campinas, que vai fazer a conexão com os nossos equipamentos de saúde, o que mostra que a gente tem uma gestão integrada, com diversas pastas trabalhando no sentido de se completar e criar dentro do território uma rede forte, uma rede articulada”, disse Eleuzina.

“Tudo que havia a ser dito sobre essas obras já foi dito, hoje só tenho a falar de vocês da secretaria, que fazem a saúde das pessoas desse município. Dizer que mesmo passando por todas essas dificuldades, vocês têm feito um trabalho de excelência. São Francisco do Conde precisa é disso, de pessoas que queiram lutar por uma cidade melhor”, disse o prefeito Evandro Almeida saudando toda a equipe da Secretaria da Saúde.

Durante os discursos, também foi anunciado que São Francisco do Conde será campo de estágio para os residentes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), que vão trabalhar no município práticas complementares e práticas alternativas. Ainda em se tratando de saúde, dia 30 de outubro haverá entrega do Ambulatório de Pediatria e o Complexo de Saúde de Caípe, enquanto que no próximo dia 01 de novembro será a Caminhada do Outubro Rosa e Novembro Azul.