Servidores vão entrar na Justiça contra medidas do governo e iniciam paralisações

    Com informações do M1 ( Foto: Reprodução)

    Os sindicatos que representam os funcionários públicos federais vão entrar na Justiça com uma ação contra a medida provisória editada nesta semana, que adia o reajuste salarial e eleva a contribuição previdenciária dos servidores. Como forma de protesto, as categorias já iniciaram paralisações. Os auditores fiscais, por exemplo, que também estavam insatisfeitos porque ficaram sem bônus salarial, foram os primeiros a aderir à ação, na última quarta-feira (1)

    Os auditores deram início a uma operação padrão nos aeroportos do país em que todas as cargas e bagagens são revistadas como forma de atrasar as liberações. Eles suspenderam também os trabalhos em escritórios da Receita Federal, o que afeta fiscalizações e, como consequência, a arrecadação de tributos.

    Uma manifestação está marcada para acontecer no dia 10 de novembro, em que os sindicatos pretendem levar os trabalhadores às ruas em várias cidades do país. “O próprio governo espera essa reação diante das atrocidades que foram cometidas”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco), Cláudio Damasceno, ao jornal Estadão. “As entidades vão reagir de forma articulada, não só na atuação parlamentar, como na via judicial e com estratégias de paralisações conjuntas”, completou.