Ataque em igreja deixa 26 mortos e dezenas de feridos no Texas

Com informações do Correio da Bahia ( Foto: Reprodução)

Um ataque deixou 26 mortos e dezenas feridos, ontem, em uma igreja batista numa comunidade com cerca de 640 habitantes chamada Sutherland Springs, no Texas, Estados Unidos. Segundo uma testemunha ouvida pela KSAT, afiliada da rede de TV ABC no local, um homem entrou na igreja e abriu fogo por volta das 11h30 do horário local (15h30, pelo horário de Brasília).

De acordo com a agência de notícias AP, duas fontes policiais que não quiseram se identificar, identificaram o atirador como Devin Patrick Kelley, de 26 anos. Num comunicado da Polícia à imprensa, foi afirmado que ainda é cedo para ter certeza sobre o motivo do ataque. Um dos policiais disse que Kelly vivia nas proximidades de San Antonio, a cerca de 56 quilômetros de Sutherland Springs, também no Texas.

Ele contou ainda que foram analisados posts que Kelley pode ter feito no Facebook antes do ataque de domingo, incluindo um que está na capa do perfil, em que uma arma AR-15 é mostrada num sofá com a legenda “she’s a bad bitch” (“ela é uma vadia do mal”, em inglês). Na rede social, ele se identificava como ateísta (pessoa que não acredita em Deus). Ainda no Facebook, ela usava uma citação do escritor norte-americano Mark Twain para se descrever: “Não temo a morte. Já estive morto por bilhões e bilhões de anos, antes de nascer, e isso não me causou o menor incômodo”.

Segundo o jornal The New York Times, há crianças entre os mortos, bem como uma mulher grávida. Sherry Pomeroy, mulher do pastor Frank Pomeroy da igreja, contou a rede de TV estadunidense CNN que a filha deles, Annabelle, de 14 anos, morreu no local durante o tiroteio. Nem Sherry nem o pastor estavam na igreja.

O governador do estado, Greg Abbott, classificou o ato como o pior tiroteio em massa da história moderna do Texas. O presidente dos EUA, Donald Trump, que está em uma viagem pela Ásia, comentou o tiroteio no Twitter: “Que Deus esteja com as pessoas de Sutherland Springs. Estou monitorando a situação aqui do Japão”.

O perfil de Kelly no Linkedin aponta que o suspeito tinha um filho e já foi membro da Força Aérea dos Estados Unidos. Segundo a rede de TV norte-americana CBS News, Kelley cumpriu serviço durante 2010 e 2014, tendo sido sujeito a tribunal marcial e acabado por receber uma dispensa desonrosa. O porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, Freeman Martin, explicou como o atirador foi surpreendido: um civil que estava na igreja, armado, disparou contra o atirador, fazendo-o fugir. Kelley arrancou no seu carro e o indivíduo perseguiu-o. Devin Kelley foi encontrado morto no carro, não sendo ainda claro se se suicidou com um tiro ou se foi atingido pelo homem da igreja.