Cresce número de adolescentes envolvidos com tráfico de drogas

Foto: Divulgação- SSP/BA

De janeiro a setembro deste ano, a Polícia baiana contabilizou um aumento de 15,2%, em relação ao mesmo período do ano passado, no número de menores infratores conduzidos à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), por envolvimento com o tráfico ou posse de entorpecentes. Os adolescentes apreendidos saltaram de 754 para 890.

Já os jovens, com idades entre 12 a 17 anos, também estão ligados a outros atos infracionais. No primeiro semestre de 2017, por exemplo, dos 1.883 apreendidos, muitos se encontram envolvidos com furto, roubo (simples e qualificado), porte ilegal de arma e lesão corporal dolosa.

Com 265 registros, roubo foi a segunda infração mais cometida por esses adolescentes. O aparelho celular, de fácil comercialização, está entre os objetos mais subtraídos – especialmente nos roubos a ônibus – em Salvador, sendo esta ação responsável pela condução de 38 infratores para a DAI.

No comando da Operação Gêmeos, unidade da Polícia Militar que combate o roubo a coletivos, major Gabriel Neto, lamenta a estatística. “Os jovens estão em idade escolar, mas a maioria abandona o colégio ou comete atos infracionais no horário em que deveria estar em aula”, declarou, acrescentando que “falta acompanhamento dos familiares a estes adolescentes, que acabam cooptados por organizações criminosas”.

Delegada Ana Virgínia Paim, titular da DAI, disse já ter visto pais se surpreenderem ao chegar na unidade, ao constatarem que os filhos praticaram infrações. “Um cobrador de ônibus veio buscar o filho, avisado de que ele havia roubado um celular. Acreditava se tratar de um engano, ficando decepcionado quando o menino confessou em sua frente o que fizera”, relatou Paim, alertando que, “a depender do ato infracional, do histórico do adolescente e da violência, o adolescente é privado da liberdade”.

Em nove meses, envolvendo adolescentes, foram registrados 560 casos de tráfico de drogas, 330 de porte de substância entorpecente, 239 ameaças, 193 lesões corporais, 265 roubos (171 a transeuntes), 163 portes ilegais de arma, 160 furtos (simples e qualificados) e 163 flagrantes de outros atos infracionais.