Balanço do Inema aponta 11 praias impróprias ao banho para este fim de semana na Bahia

Com informações do G1 Bahia ( Foto: Reprodução)

Um balanço divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apontou 11 praias impróprias para este fim de semana na Bahia. Além de Salvador, praias da Costa dos Coqueiros, no litoral norte, e na Baía de Todos-os-Santos foram consideradas impróprias pelo órgão.

Segundo o Inema, a rede amostral de monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 121 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para análises da balneabilidade são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhista.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio-Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli por 100 mL de água; ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Confira a lista de praias impróprias ao banho neste fim de semana:
Salvador
– São Tomé de Paripe
– Periperi
– Penha
– Pedra Furada
– Farol da Barra (próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia, em frente a Av. Oceânica)
– Armação
– Boca do Rio
– Lagoa de Abaete.
Baía de Todos os Santos
– Cabuçu
– Mar Grande
Costa dos Coqueiros
– Rio Pojuca