Prefeita de Lauro de Freitas acusa Prefeitura de Salvador de invadir comunidade em Itinga

    Com informações do Metro1 ( Foto: Reprodução)

    A rixa entre Lauro de Freitas e Salvador ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (15). Nas primeiras horas do dia, agentes da Guarda Municipal de Salvador estiveram no Loteamento Lindoia, localizado em Itinga, e foram acusados de tentar destruir uma área de lazer que está sendo construída pela gestão do município vizinho da capital baiana.

    Em relato em sua página oficial do Facebook, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT-BA), relatou que a população reagiu à ação da Guarda, que levou materiais da obra e a placa informativa sobre a intervenção. A pracinha está localizada em uma área que pertence a Lauro de Freitas. “Esse é o local onde há cerca de 15 dias o prefeito da capital anunciou que ia dar Ordem de Serviço para uma praça. A Prefeitura de Salvador está passando dos limites e isso é preocupante”, afirma a prefeita.

    O secretário de Infraestrutura, Vidigal Cafezeiro, relatou que a comunidade acionou o órgão repudiando o ocorrido. “A comunidade está atenta e já se posicionou a favor de seus sentimentos de pertencimento. O povo se reconhece parte integrante de Lauro de Freitas”, disse o gestor. Além de Itinga, Ipitanga, Capelão e Areia Branca estão na área de locais cobiçados pela gestão soteropolitana.

    A questão está em discussão na Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa onde um projeto de lei que redefine os limites entre Lauro de Freitas e a Capital tramita aguardando conclusão.

    Loteamento Lindóia

    A comunidade do Loteamento Lindoia, na Itinga, foi surpreendida no início da manhã desta quarta-feira, um feriado nacional, por guardas municipais da Prefeitura de Salvador, que tentavam destruir as obras da praça que a Prefeitura de Lauro de Freitas está construindo no local. Não conseguiram, impedidos pela reação do povo, mas levaram material e a placa da obra e ameaçaram voltar. A ação sorrateira da Prefeitura de Salvador foi registrada em vídeos e fotos da população. A praça está sendo construída em área historicamente atendida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, mas que a gestão da capital tenta se apropriar indevidamente. Esse é o local onde há cerca de 15 dias o prefeito da capital anunciou que ia dar Ordem de Serviço para uma praça. A Prefeitura de Salvador está passando dos limites e isso é preocupante.

    Publicado por Moema Gramacho em Quarta-feira, 15 de Novembro de 2017