Evento gratuito mistura novatos e veteranos da música brasileira

Com informações do Correio da Bahia ( Foto: Reprodução)

Já pensou como seria um show de Gilberto Gil com Anitta, ou de Milton Nascimento com Tiago Iorc? Imaginou ver Carlinhos Brown com a dupla Anavitória, ou Daniela Mercury com Johnny Hooker? Pois essas misturas aparentemente inusitadas marcam a primeira edição do Combina MPB, festival gratuito que acontece, de sexta (1) a domingo (3), no Wet’n Wild, com mais de 30 artistas de diferentes gerações.

Organizados em 12 apresentações coletivas, com 1 hora e 20 minutos de duração, cada, estão artistas como Maria Rita, Arnaldo Antunes, Pretinho da Serrinha, Os Paralamas do Sucesso, Gaby Amarantos e Márcio Victor. A programação, que acontece  em dois palcos e será transmitida pelos canais Multishow e Bis, inclui ainda  Nando Reis, Saulo, BaianaSystem, BNegão, Luiz Caldas e Emicida.

Com curadoria de Cristina Doria e Andrea Franco, o Combina MPB equilibra nomes da nova cena com atrações já consagradas. “Aqueles que estavam tão acostumados à MPB tradicional também vão entender que MPB combina com tudo”, garante a empresária Flora Gil, 57 anos, responsável pela organização do evento.

Gilberto Gil, 75, por exemplo, convida a cantora carioca Anitta, 24, para seu show no domingo. Juntos, os dois cantam clássicos do repertório de Gil  e, em seguida, Anitta assume o palco com hits como o recente Downtown, que atingiu mais de um milhão de streaming em um só dia no Spotify, e Paradinha, que conta com mais de 200 milhões de visualizações no YouTube.

“Anitta é uma empreendedora de sua indústria. Tem as matérias-primas, as máquinas e as ideias. Fala inglês, espanhol, vai que vai. E, ao mesmo tempo, tem uma ambição apaziguada e não se nota nela uma vexatória para o alcance das coisas. Admiro Anitta”, elogia Gillberto Gil.

Gil destaca, ainda, que a música brasileira é um território onde acontecem muitos encontros entre artistas que se “deslocam dos seus lugares artísticos para o lugar do outro”. “Isso já é da tradição. Um show como este é mais um desafio no sentido de levar adiante esse conceito de combinação, que combina também com os tempos atuais de compartilhamento via internet”, defende.

Equilíbrio
Do funk ao samba, passando pelo pop e tecnobrega, diferentes gêneros musicais marcam o evento que tem curadoria e produção da Expresso 2222 Produções. “Vamos misturar guitarrada e tecnobrega com o pagode baiano e não tenho dúvida de que dará um super caldo. Pará e Bahia têm tudo a ver”, garante o cantor paraense Felipe Cordeiro, 33.

Felipe se apresenta no sábado com a conterrânea Gaby Amarantos, o cantor Márcio Victor e o coletivo Àttøøxxá. O repertório passeia por músicas autorais de cada um dos convidados, formato que se repete nos outros shows do evento. “Festivais como esse ajudam a desentortar narizes”, elogia Felipe, citando o preconceito histórico sofrido por gêneros como o brega e o pagode.

“Em tempos de tamanha polaridade e intolerância em todos os âmbitos de convivência, a combinação inusitada das atrações chega para espalhar amor e equilíbrio”, reforça Flora Gil sobre o evento  que é  patrocinado pelo Banco Bradesco e CCR Metrô BA, através da Lei Rouanet, e pela Brahma Extra e pelo Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa e do Fazcultura.

“O que me inspirou a criar o festival, primeiramente, foi gostar de música e respeitar todos os gêneros”, conta Flora, que optou por um evento gratuito por ser inédito. “Me inspira a criação de um festival que tem como principal objetivo tirar gente de casa, ir para rua, na paz e poder desfrutar da convivência e de um de nossos maiores tesouros: a música”.

PROGRAMAÇÃO

Sexta
18h – Palco Melodia
Pretinho da Serrinha
Mariene de Castro
Maria Rita
Roberta Sá

19h25 – Palco Harmonia
Alexandre Pires
Paulo Miklos
Arnaldo Antunes

20h50 – Palco Melodia
Os Paralamas do Sucesso
Dado Villa Lobos

22h15 – Palco Harmonia
Milton Nascimento
Tiago Iorc

Sábado
18h – Palco Melodia
Luiz Caldas
Larissa Luz

19h25 – Palco Harmonia
Felipe Cordeiro
Gaby Amarantos
Márcio Victor
Àttøøxxá

20h50 – Palco Melodia
Nando Reis
2 Reis

22h15 – Palco Harmonia
Carlinhos Brown
Anavitória

Domingo
18h – Palco Melodia
Sinara
Saulo
Jau

19h25 – Palco Harmonia
BaianaSystem
BNegão
Emicida

20h50 – Palco Melodia
Johnny Hooker
Daniela Mercury
As Bahias e a Cozinha Mineira

22h15 – Palco Harmonia
Gilberto Gil
Anitta

Serviço
O quê: Festival Combina MPB
Quando: De sexta (1/12) a domingo (3/12), a partir das 18h. Abertura dos portões: 13h
Onde: Wet’n Wild (Av. Paralela, 280)
Entrada gratuita (acesso permitido até a lotação máxima de 40 mil pessoas)