Cirurgiões pediatras paralisam atendimentos no SUS após fim de contrato com Sesab

Com informações do M1 ( Foto: Reprodução)

A maior parte das cirurgias pediátricas realizadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão suspensas na Bahia a partir desta sexta-feira (1º). Em nota enviada à imprensa, o Núcleo de Cirurgiões Pediátricos Bahia (NCP) afirmou que a suspensão se deu por causa do encerramento do contrato entre a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e o NCP, pela própria Sesab, sob alegações de irregularidades no contrato com o SUS.

Alexinaldo Silva, cirurgião pediátrico e diretor do núcleo, explica que o contrato entre Sesab e NCP foi suspenso desde julho de 2016 e, desde então, eles estão trabalhando de forma indenizatória na tentativa de negociar com a Sesab um novo modelo contratual para manter a assistência pediátrica e neonatal.

Conforme a nota, no dia 29 de setembro a Sesab e o MP-BA solicitaram ao Núcleo de Cirurgiões Pediátricos que os atendimentos fossem mantidos por 60 dias. Nesse período, a Sesab iria verificar uma nova solução para manter a assistência de cirurgias pediátricas no estado. O prazo, porém, termina nesta quinta-feira (30).

Ainda de de acordo com o NCP, com o fim da data estipulada a Sesab pediu um novo prazo aos cirurgiões. O MP, porém, recomendou que a secretaria encerrasse imediatamente o contrato com as empresas de todas as especialidades médicas com funcionários da Sesab. “Em assembleia, o NCP decidiu seguir as recomendações do MP e manter o encerramento do contrato no dia 30 deste mês. Assim, comunicamos à população que fica encerrada a atividade do Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia-NCP, na rede própria da Sesab-SUS”, diz a nota.