TCU aponta responsabilidade de Lula em prejuízo de R$ 1,3 bilhões na Petrobras

Com informações do M1 ( Foto: Reprodução)

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) indicou responsabilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em prejuízos nas obras da Petrobras investigadas no âmbito da Operação Lava Jato. O relatório da corte, obtido pelo jornal Folha de S. Paulo, afirma que o ex-presidente liberou, durante o exercício do mandato em 2010, o repasse de recursos para empreendimentos que já haviam irregularidades graves na época.

De acordo com o TCU, as intervenções iam de encontro ao que a então lei orçamentária aprovada pelo Congresso versava. O órgão ressaltou que as deveriam ter sido paralisadas. Segundo o TCU, a continuidade dos serviços teria causado “dano ao erário”.

A lista inclui obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. As obras eram tocadas por empreiteiras acusadas, a partir de 2014, de envolvimento no esquema de corrupção descoberto pela Lava Jato.

Em uma das intervenções, envolvendo a Repar, o relatório aponta um prejuízo de R$ 1,3 bilhão. O caso será julgado pelo TCU nesta quarta-feira (6). Procurada pela Folha, a defesa de Lula não se manifestou.