Taxa de desemprego se mantém estável na RMS

Com informações do M1 ( Foto: Reprodução)

A taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador (RMS) se manteve estável entre outubro e novembro deste ano, segundo apontou a Pesquisa de Emprego e Desemprego divulgada nesta quarta-feira (20) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Os dados revelam que o índice passou de 23,7% para 23,8% da População Economicamente Ativa (PEA). Também houve relativa estabilidade das taxas de desemprego aberto e oculto, que passaram de 16,7% para 16,8% e de 6,9% para 7%, respectivamente.

O levantamento foi analisado pela SEI em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Fundação Seade do Estado de São Paulo, a Secretaria de Trabalho do Estado da Bahia (Setre), e com o apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho.

O número de desempregados foi estimado em 464 mil pessoas, o que representa um crescimento em mais 6 mil, em relação ao mês anterior, fato que pode ser relacionado com o crescimento da População Econômicamente Ativa (PEA) (0,7%, ou o ingresso de 14 mil pessoas na força de trabalho da região) em número pouco superior ao crescimento do nível de ocupação (0,5%, ou geração de 8 mil postos de trabalho).

O indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas, chamado de taxa de participação, aumentou de 57,2%, em outubro, para 57,5%, em novembro.