Prefeituras aguardam repasse emergencial de R$ 2 bilhões do governo federal

    Com informações do M1 ( Foto: Reprodução)

    As prefeituras do país aguardam a Medida Provisória do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) referente ao repasse emergencial de R$ 2 bilhões para os municípios de todo o Brasil. A medida foi anunciada pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, em reunião no Planalto.

    O aporte financeiro é uma reivindicação dos prefeitos, que iniciaram mobilizações na Bahia, pela União dos Municípios (UPB), seguidas por movimentos estaduais e um grande protesto em Brasília, no mês de novembro.

    “Essa luta começou aqui na Bahia e se tornou o maior movimento da historia dos prefeitos no Estado. Depois, ganhou o cenário nacional junto com outros estados. Os municípios entenderam que juntos podem fazer a diferença e cobrar do governo federal”, afirmou o presidente da UPB, Eures Ribeiro.

    O pagamento do auxílio, segundo Marun, deve ocorrer nesta quinta-feira (28). Eures destacou ainda que o cumprimento do compromisso assumido pela União é de extrema importância para a saúde financeira das prefeituras ainda neste final de ano. “O Brasil passa por uma profunda crise econômica, que reflete nos municípios. O que buscamos é uma reposição das quedas de receitas. Esse apoio financeiro ajudará os municípios a fechar as contas, como pagamento a servidores e fornecedores”, disse.